Vol. 9 n°2 (2021.1)

.
.Sumário

1. ApresentaçãoPresentación

 

Chamada aberta – “A partilha do fogo”

2. Selvagerias da civilização: os “bichos gracilianos” de Mano, a noite está velha, de Wilson Bueno
Ágata Cristina Kaiser (p. 9-31)

3. Roberto Santoro: retrato del poeta como saltimbanqui
Agustina Catalano (p. 32-49)

4. Escrita-eco: um ruído do futuro que não chega e do passado que não foi
 Alessandra Guterres Deifeld E Elisa Tonon (p. 50-64)

5. Fragmentos do contemporâneo: algumas considerações profanas sobre barbárie e poesia
Cris Torres (p. 65-79)

6. Memórias e balandrau, outros sinais de vida: um filme de Carol Benjamin, um livro de Júlia Studart
Manoel Ricardo de Lima E Júlia Alexim (p. 80-99)

7. Notas sobre um palhaço e sua arte tênue
Marcelo Santana Ferreira (p.100-121)

8. Um prólogo, uma estranha forma coral e o depois
Natalie Lima (p. 122-147)

9. Sobre as cinzas da partilha do fogo: Otacílio Camilo e o Terreno de Circo
Janniny Gautério Kierniew, Pedro Augusto Papini, Rafael Camelier da Silva E Simone Zanon Moschen (p.148-176)

10. Políticas do silêncio na arte contemporânea latino-americana
Thiago Grisolia Fernandes (p. 177-195)

 

Dossiê Metamáquinas. Ficciones sobre técnicas y maquinaciones
Organizado por Mary Luz Estupiñán Serrano e raúl rodriguez freire

11. Presentación del dossier Metamáquinas. Ficciones sobre técnicas y maquinaciones
Mary Luz Estupiñán Serrano e raúl rodriguez freire (p. 196-204)

12. Entre manos: Walter Benjamín y Fernando Pessoa frente a la escritura mecánica
Juan Cristóbal Castro (p. 205-226)

13. Ecos mecánicos, ecos maquínicos: ficción cuerpo y memoria en la narrativa reciente
Mary Luz Estupiñán Serrano (p. 227-247)

14. Los materiales de la literatura. notas sobre técnica e intermedialidad
raúl rodríguez freire (p. 248-269)

15. Notas para una eventual ficción caligráfica
Gabriela Milone (p. 270-289)

16. Imagen y ornamento en la poesía modernista
Ana Porrua (p. 290-313)

17. De la voz a la letra impresa: Dani Zelko y sus Temporadas
Mario Cámara (p. 314-329)

18. J Dilla: por una estética sonora de las erratas. El sampler como máquina deseante
Hugo Herrera Pardo (p. 330-345)

19. Ergonomías (on-line)
Eugenia Prado Bassi (p. 346-364)

20. Patrícia Galvão como escritora-ciborgue
Jorge Wolff (p. 365-378)

21. PRADO BASSI, Eugenia. Advertencias de uso para una máquina de coser. Santiago: Editorial carnicera, 2017.
Nohelia Meza (p. 379-381)

 

Dossiê Universidade, virtualidade, experiência
Organizado por Byron Vélez Escallón e Artur de Vargas Giorgi

22. Apresentação do dossiê Universidade, virtualidade, experiência
Byron Vélez Escallón e Artur de Vargas Giorgi (p. 382-384)

23. A violência que mantém o direito é violência que ameaça
Raúl Antelo (p.385-407)

24. Semblantes del Homo pandemicus
Luz Rodríguez Carranza (p. 408-422)

25. Sobre a perda da intimidade
Susana Scramim (p. 423-442))

26. Bacurau não é um filme de vingança
Jefferson Agostini Mello (p. 424-437)

27. Comunidades imaginadas e imaginárias em tempos de diálogo remoto: Bacurau e Outros Cantos
Ricardo Gaiotto (p. 438-455)

28. Disposições, senão dispositivos
Carlos Eduardo S. Capela (p. 456-475)

29. “eu mesmo sou lulu, lobo e sou raposa”: poesia, técnica, experiência
Artur de Vargas Giorgi (p. 476-488)

30. A literatura como forma de conhecimento, ou da realidade concreta das palavras
Rafael Alonso Jr. (p. 489-502)

31. Thomas Mann e formas do realismo crítico: narrativa em tempos de peste
Pedro Brum (p. 503-524)

32. Estandarización del saber (a crédito) a propósito de la “calidad” universitaria…
raúl rodríguez freire (p. 525-556)

33. Copo de leite ou farinata?
Byron Vélez Escallón (p. 557-595)

 

Olhares

34. Evasão
César Aira (p. 596-610)

 

Resenhas

25. Rodríguez Carranza, Luz. Interpelaciones: indicios y fracturas en textos latinoamericanos. Villa María, Córdoba: Eduvim, 2019
Christina Soto van der Plas (p. 611-618)