Landa Vol.12 N°1 (2024-1)
Sumário’
Chamada aberta: América Latina: zona do não-ser?
Apresentação (p. 1-4)
Presentación (p. 5-8)
A(s) encruzilhada(s) de Macunaíma – Alexandre Nodari (p. 9-30)
Do Ayvu Rapyta ao potyguês: tecnologias de linguagem que afundam caravelas – Alessandra Guterres Deifeld (p. 31-51)
Considerações sobre o processo criativo de Respiración artificial – Valdir Olivo Junior (p. 52-73)
“Para sobreviver nas borderlands deve-se viver sem fronteiras”: ficção contemporânea de autoria feminina na América Latina – Pâmela Juliana Nogarotto (p. 74-88)
Samba é que nem passarinho, é de quem pegar primeiro: uma discussão a respeito das atividades de um malandro chamado Baiaco – Gladir da Silva Cabral e Lucas Garcia Nunes (p. 89-111)
A literatura de autoria feminina como contradiscurso: dilemas e desafios das escritoras na América Latina – Suzane Morais da Veiga (p. 112-134)
A (não) dessocialização indígena: como métodos coloniais (não) realizaram o apagamento dos povos nativos – Fábio Augusto Steyer e Angela dos Santos Salto (p. 135-159)
Hacia una literatura decolonial, transmoderna y post-occidental – Dani Leobardo Velásquez Romero (p. 160-182)
Conjugando dos polos del campo crítico brasileño: el culturalismo humanista de la tradición y las teorías desplegadas del (pos)estructuralismo – Maryllu de Oliveira Caixeta (p. 183-193)
Dossiê Dramaturgias em Trânsito
Apresentação Dossiê Dramaturgias em Trânsito – Maciej Rozalski (p. 194-197)
As dramaturgias subalternas – Dariusz Kosiński (p. 198-202)
Yanka Rudzka: “performance da memória” (p. 203-223)
Pontos de seguimento: inflexões poéticas sobre o ritmo e a ficção -Lia da Rocha Lordelo e Pedro Amorim Filho (p. 224-235)
casamendoeira, um palimpsesto ̴ ações de escrita na f(r)icção de corpos – Deisiane Barbosa (p. 236-254)
Oxum, abebé sociopolítico, do amor: “Epistemologias de afeto” a partir das experiências de mulheres de terreiro – Dayane Ribeiro Santos (p. 255-261)
Rituais de riso e resistência – Naomi Silman (p. 262-269)
Arte-pesquisa. Pesquisa-arte (p. 270-278)
Arte cartográfica (p. 279-285)
Uma cartografia, vários caminhos – Lucio Agra (p. 286-289)
Didé: O levante! Levantando-se na Resistência – Um Eco Ancestral das Margens do Rio Subaé – Dayane Ribeiro Santos (p. 290-299)
Barro vermelho, corpo como lugar de refúgio – Jeferson S. Santos (p. 300- 302)
OJÙ OYÀ (Os olhos de Oyá) – Gleiciele Mendes (p. 303-310)
“O Trem” no Xiré Performático – Geovanne José Araújo Gomes (p. 311-313)
As atividades de pesquisa-ensino-extensão desenvolvidas pelo grupo de pesquisa “Dramaturgias em transito” (p. 314-318)
Olhares
Malungagem: para uma poética da diáspora africana – Jerome Branche (p. 319-343)