Vol. 5 Nº 1 (2016)

  

 

Chamada – A Língua como espaço de migração

1.Vilém Flusser, um migrante plurilíngue
Rafael Alonso

2. Os (des)caminhos da linguagem de Vilém Flusser: Os itinerários de suas línguas como engajamento e encontro
Jair Inácio Tauchen

3. Migrações em Viagens de Ahasverus, de Samuel Rawet
Ramon Guillermo Mendes
Tiago Hermano Breunig
Keli Cristina Pacheco

4. Língua sobrevivente
Jacqueline Ceballos Galvis

5. A língua migrante e o migrante na língua: Kenzaburo Oe e o português brasileiro
Renan Kenji Sales Hayashi

6. O devir-outro da língua: construindo novas expressividades
Vera Horn

7. Samuel Beckett: no universo preto claro, o espaço para o não dito
Viviane Dantas Moraes

 

Dossiê 1 – Resignificaciones del pasado en la literatura argentina contemporánea: Memorias, ficciones, filiaciones históricas

8. Presentación: Resignificaciones del pasado en la literatura argentina contemporánea: Memorias, ficciones, filiaciones históricas
Jorge Bracamonte
Pablo Gasparini

9. Narración histórica, memoria y arqueología del sujeto en Río de las congojas
Jorge Bracamonte

10. Las vueltas de Evita (reescrituras políticas en Walsh, Perlongher y Cucurto)
Pablo Gasparini

11. La historia de los sin historia: Resignificaciones del pasado en la obra de Antonio Di Benedetto
Fabiana Inés Varela

12. Molloy, sempre tão literária
Paloma Vidal

13. Escrituras de mujeres y relaciones interétnicas: un contradiscurso del racismo en la literatura argentina
Andrea Alejandra Bocco

14. Poner el cuerpo: escenarios de resistencia y memoria em Conversación al sur, de Marta Traba
Marcela Crespo Buiturón

15. Otra piel, la misma piel: Contacto y aparición en cuatro textos que abordan la última dictadura cívico-militar (1976-1983)
Karina Elizabeth Vázquez

Dossiê 2 – Depois de Paris, o quê? Exílio, exotismo e excentricidade na intelligentsia latino-americana e suas novas capitais

16. Apresentação: Depois de Paris, o quê? Exílio, exotismo e excentricidade na intelligentsia latino-americana e suas novas capitais
Leonardo D’Avila
Rodrigo Lopes de Barros

17. Introduction: After Paris, What? Exile, Exoticism and Eccentricity in Latin America Intelligentsia and its New Capitals
Leonardo D’Avila
Rodrigo Lopes de Barros

18. Encontros tropicais e identidades nacionais: Buenos Aires e o Neobarroco
Giselle Román Medina

19. Tropical Encounters and National Identities: The Neobaroque and Buenos Aires
Giselle Román Medina

20. “Cortem-lhe a cabeça!”: Comentário em torno de algumas fotomontagens de Jorge de Lima
Diego Cervelin

21. “Cut off his head!”: Commentary on some Jorge de Lima’s Photomontages
Diego Cervelin

22. O “modernismo de estado” e a política cultural brasileira na década de 1940: Candido Portinari e Gilberto Freyre nos EUA
Thiago Lima Nicodemo

23. State-sponsored Avant-garde and Brazil’s Cultural Policy in the 1940s: Candido Portinari and Gilberto Freyre in the USA
Thiago Lima Nicodemo

24. Do Neo-Escolasticismo ao New Criticism: A intelectualidade católica brasileira
Leonardo D’Avila

25. From Neo-Scholasticism to New Criticism: The Brazilian Catholic Intelligentsia
Leonardo D’Avila

26. Óscar Masotta e o descentramento da psicanálise lacaniana
Geoff Shullenberger

27. Óscar Masotta and the Decentering of Lacanian Psychoanalysis
Geoff Shullenberger

28. O fim do fim da arte: A poética itinerante de Paulo Nazareth
Guilherme Trielli Ribeiro

29. The End of the End of Art: The Itinerant Poetics of Paulo Nazareth
Guilherme Trielli Ribeiro

30. Lorenzo García Vega: Seguindo as paredes cubistas do eu labiríntico
Sean Manning

31. Lorenzo García Vega: Following the Cubist Walls of the Labyrinthian Self
Sean Manning

32. Escravidão urbana como cenário? Um exame crítico sobre a historiografia da escravidão urbana no Rio de Janeiro e Havana
Ynaê Lopes dos Santos

33. Urban Slavery as a Scenario? A Critical Examination of the Historiography of Urban Slavery in Rio de Janeiro and Havana
Ynaê Lopes dos Santos

34. Zonas de Influência: Juan José Saer e o nouveau roman
Larisa Maite Colón Rodríguez

35. Zones of Influence: Juan José Saer and the Nouveau Roman
Larisa Maite Colón Rodríguez

Olhares

36. Por que canta o MAHKU: Movimento dos Artistas Huni Kuin
Amilton Mattos
Ibã Huni Kuin

37. Escribir la ciudad en La torre de los ingleses (1929) de Alcides Greca
María Florencia Antequera

38. “Literatura Chamisso”, a literatura alemã proposta por não-alemães
Werner Heidermann

39. Rubén Darío en dos escenas críticas de la modernidad: de Rama a Antelo
Roxana Patiño

Resenhas

40. 327 Cuadernos. Andrés Di Tella / Ricardo Piglia // Emilio Renzi
Diego Alejandro Molina

41. Vivir entre lenguas, de Sylvia Molloy
Ariele Louise Barrichello Cunha

42. Tamara Kamenszain: Una intimidad inofensiva. Los que escriben com lo que hay
Candelaria Barbeira