Vol. 7 n°1 (2018)

Sumário

 ApresentaçãoPresentación

Chamada – Aprender que existe o Sul

1. Breves considerações sobre um traduzir negro ou tradução como feitiçaria
Tiganá Santana

2. Está extinta a escravidão: estética coreográfica do corpo negro na composição da comissão de frente da G.R.E.S. Paraíso do Tuiuti 2018
Jesse da Cruz e Carla Carvalho

3. A potência do rap contra a petulância do heteronormativismo: versificando a diversidade dos gêneros na escola pública, para muito além do dogmatismo de uma opção única
Fábio Roberto Ferreira Barreto e Émerson da Cruz Inácio

4. Subalternizadxs-mambembes-insurgentes: a Educação Popular como perspectiva emancipatória de América Latina
Noelia Rodrigues

5. Ler o Sul a contrapelo: restos da ditadura em Tropical sol da liberdade (2005), de Ana Maria Machado, e La llave (1999), de Luisa Valenzuela
Felicio Dias

6. Fronteiras que dialogam
Edgar Cézar Nolasco e Tiago Oshiro Linhar

7. Manarairema e a representação do estado de exceção na obra de José J. Veiga
Regina Kohlrausch e Francisco Augstburger

8. Eduardo Lalo, por um caribe insólito
Cristina Gutiérrez Leal

Dossiê – Escrituras contemporáneas en español

9. Presentación
Francisca Noguerol

10. Algunos apuntes para la narrativa multimedia
Doménico Chiappe

11. Crítica de la razón ficcional: mixturas genéricas y encrucijadas discursivas
Javier García Rodríguez

12. De cómo poner el cuerpo: cuerpos, mercado y escritura en La novela del cuerpo, de Rafael Courtoisie
Jesús Montoya Juárez

13. La siniestra historia de @albertochimal, avatar de Horacio Kustos
Paulo A. Gatica Cote

14. Respirar en el paisaje de los medios: las poéticas disruptivas de Cristina Rivera Garza
Vega Sánchez-Aparicio

Olhares

15. O ensaio e seu tema
César Aira

16. La risa bufa. Copi y los hermanos Lamborghini
Nancy Fernández

17. A diferença da palavra índio e o cinema do Terceiro Mundo
Jefferson Agostini Mello

18. Samuel Beckett e Édith Fournier traduzindo o “intraduzível” Worstward Ho
Anthony Cordingley

19. Pasolini e a questão do estrangeiro
Liliana Reales

Entrevista

20. Héctor Tizón: el arte como ejercicio de la libertad
Emiliano Matías Campoy