Sumário
Chamada – Aprender que existe o Sul
1. Breves considerações sobre um traduzir negro ou tradução como feitiçaria
Tiganá Santana
2. Está extinta a escravidão: estética coreográfica do corpo negro na composição da comissão de frente da G.R.E.S. Paraíso do Tuiuti 2018
Jesse da Cruz e Carla Carvalho
3. A potência do rap contra a petulância do heteronormativismo: versificando a diversidade dos gêneros na escola pública, para muito além do dogmatismo de uma opção única
Fábio Roberto Ferreira Barreto e Émerson da Cruz Inácio
4. Subalternizadxs-mambembes-insurgentes: a Educação Popular como perspectiva emancipatória de América Latina
Noelia Rodrigues
5. Ler o Sul a contrapelo: restos da ditadura em Tropical sol da liberdade (2005), de Ana Maria Machado, e La llave (1999), de Luisa Valenzuela
Felicio Dias
6. Fronteiras que dialogam
Edgar Cézar Nolasco e Tiago Oshiro Linhar
7. Manarairema e a representação do estado de exceção na obra de José J. Veiga
Regina Kohlrausch e Francisco Augstburger
8. Eduardo Lalo, por um caribe insólito
Cristina Gutiérrez Leal
Dossiê – Escrituras contemporáneas en español
9. Presentación
Francisca Noguerol
10. Algunos apuntes para la narrativa multimedia
Doménico Chiappe
11. Crítica de la razón ficcional: mixturas genéricas y encrucijadas discursivas
Javier García Rodríguez
12. De cómo poner el cuerpo: cuerpos, mercado y escritura en La novela del cuerpo, de Rafael Courtoisie
Jesús Montoya Juárez
13. La siniestra historia de @albertochimal, avatar de Horacio Kustos
Paulo A. Gatica Cote
14. Respirar en el paisaje de los medios: las poéticas disruptivas de Cristina Rivera Garza
Vega Sánchez-Aparicio
Olhares
15. O ensaio e seu tema
César Aira
16. La risa bufa. Copi y los hermanos Lamborghini
Nancy Fernández
17. A diferença da palavra índio e o cinema do Terceiro Mundo
Jefferson Agostini Mello
18. Samuel Beckett e Édith Fournier traduzindo o “intraduzível” Worstward Ho
Anthony Cordingley
19. Pasolini e a questão do estrangeiro
Liliana Reales
Entrevista
20. Héctor Tizón: el arte como ejercicio de la libertad
Emiliano Matías Campoy