Sumário
Chamada – A Língua como espaço de migração
1.Vilém Flusser, um migrante plurilíngue
 Rafael Alonso
2. Os (des)caminhos da linguagem de Vilém Flusser: Os itinerários de suas línguas como engajamento e encontro
 Jair Inácio Tauchen
3. Migrações em Viagens de Ahasverus, de Samuel Rawet
 Ramon Guillermo Mendes
 Tiago Hermano Breunig
 Keli Cristina Pacheco
4. Língua sobrevivente
 Jacqueline Ceballos Galvis
5. A língua migrante e o migrante na língua: Kenzaburo Oe e o português brasileiro
 Renan Kenji Sales Hayashi
6. O devir-outro da língua: construindo novas expressividades
 Vera Horn
7. Samuel Beckett: no universo preto claro, o espaço para o não dito
 Viviane Dantas Moraes
Dossiê 1 – Resignificaciones del pasado en la literatura argentina contemporánea: Memorias, ficciones, filiaciones históricas
8. Presentación: Resignificaciones del pasado en la literatura argentina contemporánea: Memorias, ficciones, filiaciones históricas
 Jorge Bracamonte
 Pablo Gasparini
9. Narración histórica, memoria y arqueología del sujeto en Río de las congojas
 Jorge Bracamonte
10. Las vueltas de Evita (reescrituras políticas en Walsh, Perlongher y Cucurto)
 Pablo Gasparini
11. La historia de los sin historia: Resignificaciones del pasado en la obra de Antonio Di Benedetto
 Fabiana Inés Varela
12. Molloy, sempre tão literária
 Paloma Vidal
13. Escrituras de mujeres y relaciones interétnicas: un contradiscurso del racismo en la literatura argentina
 Andrea Alejandra Bocco
14. Poner el cuerpo: escenarios de resistencia y memoria em Conversación al sur, de Marta Traba
 Marcela Crespo Buiturón
15. Otra piel, la misma piel: Contacto y aparición en cuatro textos que abordan la última dictadura cívico-militar (1976-1983)
 Karina Elizabeth Vázquez
Dossiê 2 – Depois de Paris, o quê? Exílio, exotismo e excentricidade na intelligentsia latino-americana e suas novas capitais
16. Apresentação: Depois de Paris, o quê? Exílio, exotismo e excentricidade na intelligentsia latino-americana e suas novas capitais
 Leonardo D’Avila
 Rodrigo Lopes de Barros
17. Introduction: After Paris, What? Exile, Exoticism and Eccentricity in Latin America Intelligentsia and its New Capitals
 Leonardo D’Avila
 Rodrigo Lopes de Barros
18. Encontros tropicais e identidades nacionais: Buenos Aires e o Neobarroco
 Giselle Román Medina
19. Tropical Encounters and National Identities: The Neobaroque and Buenos Aires
 Giselle Román Medina
20. “Cortem-lhe a cabeça!”: Comentário em torno de algumas fotomontagens de Jorge de Lima
 Diego Cervelin
21. “Cut off his head!”: Commentary on some Jorge de Lima’s Photomontages
 Diego Cervelin
22. O “modernismo de estado” e a política cultural brasileira na década de 1940: Candido Portinari e Gilberto Freyre nos EUA
 Thiago Lima Nicodemo
23. State-sponsored Avant-garde and Brazil’s Cultural Policy in the 1940s: Candido Portinari and Gilberto Freyre in the USA
 Thiago Lima Nicodemo
24. Do Neo-Escolasticismo ao New Criticism: A intelectualidade católica brasileira
 Leonardo D’Avila
25. From Neo-Scholasticism to New Criticism: The Brazilian Catholic Intelligentsia
 Leonardo D’Avila
26. Óscar Masotta e o descentramento da psicanálise lacaniana
 Geoff Shullenberger
27. Óscar Masotta and the Decentering of Lacanian Psychoanalysis
 Geoff Shullenberger
28. O fim do fim da arte: A poética itinerante de Paulo Nazareth
 Guilherme Trielli Ribeiro
29. The End of the End of Art: The Itinerant Poetics of Paulo Nazareth
 Guilherme Trielli Ribeiro
30. Lorenzo García Vega: Seguindo as paredes cubistas do eu labiríntico
 Sean Manning
31. Lorenzo García Vega: Following the Cubist Walls of the Labyrinthian Self
 Sean Manning
32. Escravidão urbana como cenário? Um exame crítico sobre a historiografia da escravidão urbana no Rio de Janeiro e Havana
 Ynaê Lopes dos Santos
33. Urban Slavery as a Scenario? A Critical Examination of the Historiography of Urban Slavery in Rio de Janeiro and Havana
 Ynaê Lopes dos Santos
34. Zonas de Influência: Juan José Saer e o nouveau roman
 Larisa Maite Colón Rodríguez
35. Zones of Influence: Juan José Saer and the Nouveau Roman
 Larisa Maite Colón Rodríguez
Olhares
36. Por que canta o MAHKU: Movimento dos Artistas Huni Kuin
  Amilton Mattos
 Ibã Huni Kuin
37. Escribir la ciudad en La torre de los ingleses (1929) de Alcides Greca
 María Florencia Antequera
38. “Literatura Chamisso”, a literatura alemã proposta por não-alemães
 Werner Heidermann
39. Rubén Darío en dos escenas críticas de la modernidad: de Rama a Antelo
 Roxana Patiño
Resenhas
40. 327 Cuadernos. Andrés Di Tella / Ricardo Piglia // Emilio Renzi
 Diego Alejandro Molina
41. Vivir entre lenguas, de Sylvia Molloy
 Ariele Louise Barrichello Cunha
42. Tamara Kamenszain: Una intimidad inofensiva. Los que escriben com lo que hay
 Candelaria Barbeira

